• Nós Educação

A inclusão acontece quando...

Atualizado: Fev 22

... se aprende com as diferenças e não com as igualdades. (Paulo Freire)



Para falar de inclusão, é preciso entender seu conceito que, segundo fontes, “são ações que combatem a exclusão pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social e racial. A inclusão oferece e dá oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos”


Por muito tempo, pessoas com algo que não as tornasse iguais foram consideradas diferentes, mas o que é ser diferente? Diferente do modelo que nos foi inculcado por séculos como certo? Ou porque uma sociedade estipulou modelos de como deveriam ser as pessoas? E me pergunto: existe o individuo perfeito e certo?


Excluem-se pessoas que são diferentes ao sistema, ao modelo determinado como certo e, com isso, continuamos a discutir nos grupos sociais, trocamos práticas, principalmente hoje com tantas leis e artigos sobre a inclusão. Mas ainda vivenciamos a exclusão e continuaremos a viver isso se as pessoas não mudarem suas ideias e seus pré-conceitos de dentro para fora, olhando o outro como ele é: como uma pessoa.


Esse é nosso maior desafio nessa interação social: a própria sociedade. Somos iguais na forma, mas diferentes nos detalhes, nascemos um mais alto, outro baixo, gordo, ou magro, com orelhas grandes ou pequenas, nosso cognitivo pode ser com altas ou poucas habilidades, e há outros detalhes que podem ser físicos ou intelectuais....e não para por aí; são muitos detalhes, mas o que importa é que somos iguais na forma e nos completamos com nossos detalhes diferentes.


Então devemos incluir a todos sem diferença de raça, gênero, cor, deficiências físicas ou cognitivas ou simplesmente nos respeitarmos e nos completarmos, já que todos somos diferentes. Nosso desafio será vencer além dos obstáculos externos, os internos. Nesse contexto, a escola se torna o espaço democrático para viver e conviver com as diferenças e deficiências.


Deixe recados e sugestões sobre o tema. E nos encontraremos em breve, aqui, no Blog da Nós Educação para discorrermos sobre algumas síndromes, transtornos, deficiências. É um constante prazer trocar ideias, conversar com as pessoas, principalmente por elas serem diferentes de mim ou de você.


Regina Coeli é pedagoga, professora universitária e uma eterna curiosa nos assuntos que dizem respeito à Educação Inclusiva.

194 visualizações

Volta Redonda, RJ, Brasil

©2019 por Nós Educação.