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A que se refere a Educação Ambiental?


Caro leitor, hoje vamos buscar entender e analisar o conceito de Educação Ambiental e como fomentar para nossos alunos a necessidade desta Educação para a continuidade de nossa existência no mundo.


Você pode estar se perguntando a que, de fato, se refere a educação ambiental. Para esclarecer essa dúvida é importante conhecer como ela é conceituada na Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental:


“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”


Deste conceito, vamos destacar alguns elementos:


O indivíduo e a coletividade: devemos cuidar do meio ambiente, tanto individualmente quanto coletivamente. Isso significa que cada pessoa deve pautar suas ações na conservação do ambiente em que vive para que coletivamente esse cuidado se reflita em ações práticas capazes de gerar resultados concretos que beneficiem a todos. Vamos a um exemplo: se você, individualmente, se preocupa com a correta destinação dos diferentes materiais que você descarta (como lixo eletrônico, óleo, material reciclável, entre outros), está contribuindo individualmente para a preservação do meio ambiente. Agora, imagine que todos os seus vizinhos tenham o mesmo hábito, ou que todos os moradores do seu bairro, ou de sua cidade, também tenham esse cuidado com relação ao descarte de materiais. Coletivamente, o resultado é ainda maior, não é mesmo? A educação ambiental pode possibilitar essa consciência, tanto individual, quanto coletiva.


Valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências: a educação ambiental deve ser capaz de proporcionar a construção de novos valores sociais com o objetivo de formar atitudes a partir de uma nova ótica: a da melhoria da qualidade de vida para os diversos seres (PHILIPPI Jr; PELICIONI, 2002). Assim, a educação ambiental deve fornecer subsídios para a mudança de pensamento e comportamento humano frente às questões relacionadas ao meio ambiente.


Conservação do meio ambiente: esse é o objetivo maior da educação ambiental. Para que seja alcançado, a Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999 determina que a educação ambiental deve estar presente em todos os níveis e modalidades da educação.


Sustentabilidade: Importante conceito relacionado à educação ambiental. Refere-se a atitudes que possibilitem o crescimento sem que o meio ambiente seja agredido. Dessa forma, diz respeito ao modo como o ser humano deve se relacionar com a natureza, mantendo uma exploração dos recursos naturais saudável, atendendo as necessidades da geração atual e, ainda, preservando-os para as próximas gerações. Sustenta-se por meio de três pilares: ambiental (envolve os recursos naturais e seu uso por parte de pessoas e empresas), social (se refere às pessoas e a forma como vivem) e econômico (produção e distribuição de bens e consumo e seu impacto no meio ambiente.

Voltaremos a abordar separadamente cada um destes elementos que fazem paetê da Educação Ambiental, dada a sua relevância na formação Ética e moral de nossos alunos. Mas, ressalto que para sermos fomentadores de uma Educação Ambiental no Ensino precisamos primeiramente ter ações de EA em nossas casas para depois disseminar o conceito e suas práticas através de nossos exemplos.


Macsuel Miranda é Especialista em Gestão Ambiental e professor universitário.

Volta Redonda, RJ, Brasil

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