• Nós Educação

Carnaval...uma oportunidade sensacional?

Atualizado: Abr 22


E as festas como estão? Certamente com as chuvas nem todos estão curtindo o carnaval como queriam, a menos que estejam nas cidades do Sol, no Nordeste maravilhoso desse país continente.


Mas, o que você pensa sobre festas para fazer disso um empreendimento ou um negócio lucrativo? O setor de entretenimento ou produção de eventos engloba uma dinâmica de trabalho para muitas pessoas em todo o Brasil. Da promoção e produção do evento até a comercialização de alimentos e bebidas.


Agora, que grau de inovação damos a essa atividade? O que, como gestores e empreendedores, podemos extrair de sumo desse "drops" e absorver um fatia do dinheiro vindo da indústria do entretenimento? E o que devemos fazer em locais onde as festividades, especialmente o Carnaval, não são tão atraentes e necessitam de caixa para seu negócio?


Como os sábios dizem, há de tudo para todos os gostos. E para tudo tem público consumidor. A questão do público-alvo, esse grupo que olhamos com mais cuidado, certamente precisa ser "provocado".


Entretenimento sem promoção não gera receitas. E olha que motivos temos de sobra para ver esse ramo com outros olhos. Dados da  Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia feito pela empresa PricewaterhouseCoopers (PwC), é que há uma espera de aumento anual no faturamento em eventos no Brasil e que seja de 5,3% até 2022, chegando a faturar 52 bilhões de dólares em 2022, se comparado do faturado no ano de 2017, que foi de 41 bilhões de dólares.


Esse segmento movimenta uma grande massa de serviços e gera mais oportunidades de emprego e renda, inclusive formais, como em hotéis, hostels, aluguéis de espaços, apartamentos,  bares, transportes e restaurantes, além da própria mão de obra que trabalha no evento.


Falamos aqui de várias profissões e atividades, de eletricistas a engenheiros, de seguranças a administradores, de vendedores autônomos a empresas prestadoras de serviços, industrias de alimentos e congêneres. Um mundo que se abre aos nossos olhos e muitas vezes pensamos tão somente em estar no evento, ao invés de ganhar dinheiro com ele.


Então, o que você pensa sobre isso? O que fazer na sua cidade ou localidade para produzir grandes momentos de alegria e oportunidades de ganhos? Outros eventos estão chegando ao longo do ano, claro que não tão grandes como o Carnaval, mas isso nos faz pensar sobre o leque de possibilidades de gerar negócios a partir desse movimento.


E o que você tem de relato sobre isso? Quem sabe você tem uma boa história para contar para a gente? Mande sua história! Vamos adorar te dar corda para criarmos nossos laços.


Até a próxima!


Marcus Barbosa é administrador, professor universitário e um entusiasta pela Educação.


0 visualização

Volta Redonda, RJ, Brasil

©2019 por Nós Educação.