• Nós Educação

E as tendências de mercado de trabalho?

O que você sabe sobre o Mercado de Trabalho? Nada? Pouco? Muito? 

Quando fui convidado para escrever para um Blog sobre tendências de mercado, questionei: o que escrever? Busquei notícias, informações sobre as profissões do futuro (inclusive as que nem existem ainda!), a flexibilização de relações de trabalho, os famosos home offices (onde você trabalha em sua casa), entre vários outros assuntos. 

Mas de nada adianta falar dessa transformação, se ainda nossos líderes são arcaicos e não entendem a revolução que ocorre nesse mundo corporativo, realidade essa bem presente na grande massa do empresariado brasileiro. E muitas vezes nem nós somos capazes de enxergar tais tendências. 

Assim, dentro de tantos pontos a serem estudados e escritos, cheguei ao mais essencial para as organizações: o quanto efetivamente você entende de tecnologias para o trabalho? Veja que não desconsidero Facebook, Instagram e WhatsApp excelentes ferramentas de trabalho para dinamizar atividades, mas pergunto-me o quanto conhecem de ferramentas para elaboração de textos comerciais (aquelas que aprendemos nos cursos de curta duração nas escolas do sistema "S") ou até mesmo organizar textos, elaborar planilhas dinâmicas, apresentações e quiçá ter uma boa comunicação verbal? 

Antes de falar de tendências de mercado, pergunto: de que adiantaria falar sobre tais tendências se as ferramentas básicas não são utilizadas por dezenas de usuários no ambiente de trabalho? E se usam, já se questionaram sobre o potencial destas para dar aquele "up" em seu dia a dia? Fizeram em algum momento uso de ferramentas colaborativas? Se não conseguiu responder a poucas ou nenhuma destas questões, vocês precisam rever seus papéis para se adequarem às tendências do mercado. 

Voltaremos a cada um destes pontos discutindo-os antes de chegarmos às tendências de mercado. 


Marcus Barbosa é administrador, professor universitário e entusiasta pela educação.

Volta Redonda, RJ, Brasil

©2019 por Nós Educação.