• Nós Educação

Educação e Crise Ambiental: Como reverter?

Atualizado: Fev 14


Caro leitor, neste blog tenho o objetivo de provocar a sua visão sobre conceitos e práticas em Educação Ambiental para a formação de cidadania e consciências do meio em que vivemos, ou seja, a nossa casa comum: o Nosso Planeta.


Inicialmente quero abordar sobre a possível crise ambiental em que vivemos hoje. Crise Ambiental? Mas por que acontece? Ainda temos chance de sair desta crise? Como reverter?


Em função da maior parte da população brasileira viver em cidades, nota-se crescente deterioração das condições de vida, resultando em uma crise ambiental. Este fato demanda reflexão acerca dos desafios para mudanças da forma de pensar e agir quanto à questão ambiental em uma perspectiva contemporânea.


O processo de educação é capaz de possibilitar mudanças no que se refere ao atual quadro de degradação ambiental. A Educação Ambiental assume função crítica e transformadora, em que nós temos a responsabilidade de buscar a promoção do desenvolvimento sustentável.


Para uma mudança deste cenário de Crise Ambiental que é bem complexa, abordarei nas próximas postagens várias ações de Educação Ambiental e estudos sobre conceitos e aplicabilidades, pois haverá a possibilidade de reverter este quadro se buscarmos uma reeducação junto ao meio Ambiente e ela precisa ser pautada em fundamentos Éticos e Morais pensando no planeta para as gerações futuras.



Macsuel Miranda é Especialista em Gestão Ambiental e professor universitário.


Volta Redonda, RJ, Brasil

©2019 por Nós Educação.