• Nós Educação

Educação Inclusiva agora... e agora?

Por Regina Coeli



Nesse período de pandemia estamos todos muito envolvidos em pensar meios e ferramentas tecnológicas para continuarmos o processo de aprendizagem e atravessarmos esse período tão novo para professores, alunos e pais.


Mas os alunos com suas diversas deficiências não entendem muito bem essa interrupção e o porquê de não estarem mais na escola em convívio com seus colegas e professores. E aí, surge o dilema dos pais de como manterem a rotina e a organização escolar, tão necessárias a seus filhos. Além deles, o dilema dos professores a pensarem em como dar continuidade ao processo de aprendizagem.


Nesse momento, será preciso pensar em estratégias que supram a falta de contato diário nas unidades escolares. Então, lance mão dos recursos tecnológicos, videoaulas curtas, outros conteúdos em vídeos, também curtos e atividades lúdicas que auxiliarão os pais a manterem as rotinas de atividades, afim de que esses alunos não percam o estímulo, nem os ganhos adquiridos, ou seja, o que já foi alcançado por eles antes dessa parada abrupta.

Outra dica importante é que os professores tenham um planejamento aos alunos de inclusão bem sucinto, com conteúdo e atividades simples, contendo orientações aos pais, poucas atividades, mas sempre tudo conciso. Os pais também devem seguir as orientações e, com isso, não sobrecarregarem seus filhos, mantendo o interesse na aprendizagem escolar. Já para os alunos de inclusão com mais dificuldades, orientar os pais para fazer jogos e cartões lúdicos que são utilizados na escola.


O objetivo nesse momento é nos unirmos e isso me faz lembrar das formigas. Toda história sobre elas é de união, persistência, trabalhando sempre e não deixando que os obstáculos as impeçam de continuarem suas caminhadas, e sempre juntas, pois é dessa união para vencerem as dificuldades, que devemos nos mirar: cada um fazendo a sua parte para, no final, todos terem muito. Esse é o momento de nos unirmos para, ao término de mais uma crise, todos ganharmos como pessoas e em educação.


Regina Coeli é pedagoga, professora universitária e uma eterna curiosa nos assuntos que dizem respeito à Educação Inclusiva.

9 visualizações

Volta Redonda, RJ, Brasil

©2019 por Nós Educação.