• Nós Educação

O que é o Desenvolvimento Sustentável?


Caro leitor, nessa postagem vamos refletir sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e sua aplicação junto a nossos alunos. Tenho observado que muitos olham para a preocupação da sustentabilidade do planeta como modismo e oportunismo de marketing pelas empresas e governos e deixando de lado sua relevância para a sobrevivência das futuras gerações.


“O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”

Esta é a definição mais comum de desenvolvimento sustentável. Ela implica possibilitar às pessoas, agora e no futuro, a atingirem um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais. Em resumo, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.


Um desenvolvimento sustentável requer planejamento e o reconhecimento de que os recursos são finitos. Ele não deve ser confundido com crescimento econômico, pois este, em princípio, depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. O desenvolvimento nestas bases é insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.


O conceito de desenvolvimento sustentável procura harmonizar os objetivos de desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e a conservação ambiental.Cabe a nós, como educadores com compromisso ético em nossas relações de ensino, formalizarmos essa consciência de cidadania em nossos alunos, pois eles serão futuros administradores, empresários e também autoridades e, por que não, de algum governo que irão trabalhar e gerir as questões ambientais no Brasil.


É preciso refletir que tipo de valores éticos e morais estamos deixando para a formação de nossos alunos. Estes valores devem se atrelar à consciência de pensar no próximo. No caso da sustentabilidade é o pensar e deixar o planeta habitável e com recursos naturais para sobrevivências das próximas gerações.


Saudações Ecológicas.

Macsuel Miranda, Especialista em Gestão Ambiental e professor universitário.



Volta Redonda, RJ, Brasil

©2019 por Nós Educação.