• Nós Educação

Professor ou Professauro?

Atualizado: Fev 22

Tomo de empréstimo a ideia usada pelo professor e escritor Celso Antunes, intitulando seu livro assim, mas no plural e com a conjunção "e", tendo como subtítulo "reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas", lançado pela Editora Vozes.

E o empréstimo se dá pelo fato de, há alguns anos, me sentir como professaura, até que o incômodo bateu forte à porta e percebi que era preciso mudar. Ainda não sabia como, mas precisava. Então, tive a oportuni

dade de conhecer e buscar mais e, a partir daí, algumas coisas começaram a fazer sentido em minha cabeça.


Foi quando tomei mais contato com a Finlândia e me aprofundei nos assuntos pertinentes à Educação por lá. Desde então a expressão Metodologias Ativas não parava de ecoar em todos os lugares nos quais eu estivesse presente; só pensava nelas - e ainda penso.


Leituras daqui, cursos dali, voluntariado para mais estudos acolá. E então, estudar métodos de aprendizagem tornou-se minha esfera, um pouco "o ar que respiro". É certo que quero mais, sempre mais e estou constantemente em busca; daí ter nascido a Nós Educação, porque todos estamos envolvidos na Educação, seja de um jeito ou de outro. No meu caso (e de muitos que conheço), imersa.


Mudar a sala de aula e permitir que o aluno traga seu mundo, seus conhecimentos prévios, auxiliando-o a mudá-los ou, quem sabe?, aprendendo com ele é emergente. Convido você a estar comigo nessa viagem a fim de desvendarmos mais e mais sobre a Educação, porque engana-se aquele que acredita que ela está aí, pronta como bula de remédio, como regras de um jogo. A sala de aula que estudamos - se nascemos nos anos 60, 70, 80 - não é mais a mesma definitivamente.


Na próxima postagem, vindo aqui falar com vocês, vou trazer outros de meus "devaneios" ou preocupações docentes, para quem foi educada - da educação básica ao ensino superior - de um jeito tradicionalíssimo, sem passar por qualquer explicação de como inovar na sala de aula, tendo de aprender isso sozinha, com colegas que querem estar nesse mesmo barco, ainda que seja um pouco tarde, em minha concepção... mas pelo menos estou fazendo minha parte - ou tentando.


Convido você, meu caro colega professor, a assistir a esse vídeo que trago aqui. Ele fala sobre os Desafios de Ensinar e Aprender em tempos de Inovação e Transformação. E você, professor, sente-se professor ou professauro? Quais são seus desafios diante de tantas mudanças que vão chegando sem bater em nossas portas? Vamos trocar nossas experiências. Gostarei - e muito - de ouvir / ler o que você tem para dizer. Afinal, esse espaço é NOSso. Vamos criar nossos laços e desatar nossos nós. Estou esperando por você!


Um abraço acadêmico e até breve,


Aline Reis

Professora na Educação Básica, no Ensino Superior e uma constante curiosa dos assuntos acadêmicos.




0 visualização

Volta Redonda, RJ, Brasil

©2019 por Nós Educação.