• Nós Educação

Reflexão sobre os efeitos do Coronavírus no Meio Ambiente

Por Macsuel Miranda



Neste post, vamos parar e refletir sobre os efeitos dessa situação de confinamento causados pela pandemia do Coranavírus, o COVID-19.


Com a pandemia, os efeitos do coronavírus sobre o meio ambiente têm se mostrado positivos em relação à redução dos impactos ambientais provocados pelas indústrias. Um desses efeitos é a redução das emissões de gases que contribuem para as mudanças climáticas e a redução na geração de resíduos, já que muitas empresas pararam temporariamente suas atividades para evitar a disseminação do vírus. Contudo, pode haver uma maior geração de resíduos domiciliares que não receberão um destino adequado, além do aumento na geração de resíduo de saúde contaminado com o vírus.


Menos indústrias e menos circulação de veículos que utilizam combustível fóssil resulta em menos emissão de dióxido de carbono (CO₂) e dióxido de nitrogênio (NO2) na atmosfera. Outro efeito do coronavírus sobre o meio ambiente é o aumento na geração de resíduos de saúde e domiciliares. A população, por estar em casa em isolamento, consumirá mais e, consequentemente, gerará mais resíduo.


Boa parte dos municípios não possui coleta seletiva de resíduos recicláveis e nem aterros sanitários para receber os resíduos. A coleta, principalmente em cidades menores, é precária. Muitas vezes o resíduo acaba sendo descartado em lixões a céu aberto ou em outros locais ilegais.


Analisando nossa situação atual, podemos observar um diagnóstico positivo sobre a questão de poluição de gases no meio ambiente, mas nossa realidade sobre Educação Ambiental é lastimável, pois precisou que ocorresse uma pandemia para reduzirmos a emissão de gases e uma considerada melhora no ar.


Não há nada para se comemorar e, sim, para aproveitar este momento de confinamento em nossas casas e refletir sobre como estamos vivendo. Refletir sobre nosso planeta.


Realmente é lastimável este momento pelo qual passa a humanidade. Uma Pandemia e vem o medo a nos aterrorizar. Mas precisamos refletir neste momento sobre os rumos do planeta e tirar lições de Mudanças e Reeducação em nossa convivência no Planeta, além de sua Sustentabilidade.


Tudo isso vai passar, mas como vamos sair disso como Seres Humanos? Francamente, espero que voltemos mais Humanos. Vamos refletir!


Até o próximo post, caríssimos.


Saudações Ecológicas.


Macsuel Miranda é Especialista em Gestão Ambiental e professor universitário.

Volta Redonda, RJ, Brasil

©2019 por Nós Educação.